TALHA
A talha dourada é uma das manifestações artísticas que mais brilho confere aos espaços que integra. A união entre madeira e a folha de ouro são perfeitas na simulação deste metal precioso.
Uma intervenção de conservação e restauro permite recuperar o brilho do ouro, sem no entanto lhe dissimular a antiguidade, mantendo a patina que o tempo lhe confere.
Na recuperação da talha dourada são utilizadas as técnicas originais do processo do douramento.
AZULEJARIA
A azulejaria é uma arte que conjuga a cerâmica e o vidro cozidos a altas temperaturas. Estes materiais, semelhantes na sua natureza, têm comportamentos muito diferentes e esse é o desafio da conservação de azulejo: garantir a estabilidade de vidro e cerâmica de forma a que se mantenham estáveis para o futuro.
A conservação e restauro de azulejo assenta na utilização das técnicas originais e na escolha de produtos, métodos e técnicas reversíveis.
Na recuperação de azulejo é vital o tratamento dos suportes onde assentam estes revestimentos, as argamassas e paredes têm que ser igualmente objeto de intervenção para que o conjunto funcione como um todo e se mantenha estável por muitos anos.
ESCULTURA
A escultura é a arte da representação. Madeira, cerâmica, vidro, plástico imitam formas de vida. Inspiram caminhos da fé.
Por se tratar de uma arte tão ligada ao culto religioso, a conservação e restauro de escultura (bem como de outras formas artísticas) preocupa-se com vários fatores para delinear uma intervenção: antiguidade da peça, técnica e materiais existentes, estado de conservação e a utilização atual das peças.
Por serem peças muito veneradas, são também muito intervencionadas ao longo dos séculos e muitas chegam-nos aos dias de hoje com alterações muito fortes e com um elevado número de repintes.
As metodologias de intervenção devem ser acompanhadas de registos fotográficos exaustivos. Uma intervenção só fica concluída depois da produção do relatório final onde são descritos todos os procedimentos realizados.
PINTURA DE CAVALETE
Uma intervenção em pintura antiga devolve à peça cor e luz. Os tons e as formas das pinturas são muitas vezes encobertos por vernizes que envelhecem com os anos, tornando as policromias escuras e com tons acastanhados. A remoção desses vernizes oxidados, e a sua substituição por produtos mais estáveis, permite que este tipo de peça possa ser admirada na sua plenitude em termos de cromatismo.
A estabilização de uma pintura é fundamental para a sua preservação futura, bem como a elaboração de um plano que contemple a criação de rotinas de manutenção deste tipo de peças.
PINTURA SOBRE TÁBUA
Os tetos, e outras estruturas, em tábua pintada são equiparados a um puzzle tridimensional onde cada friso e cada caixotão tem uma função ora estrutural ora decorativa. O tempo aliado a condições ambientais desfavoráveis obrigam a intervenções que passam pela correção, pelo desmonte parcial ou total das estruturas, pela limpeza e fixação das policromias.
Uma intervenção profunda neste tipo de bem coloca muitas vezes a descobertos sistemas de construção únicos.
ESTUQUE
A pintura decorativa sobre estuques foi muito utilizada ao longo dos tempos como forma de decoração. Esta forma artística conjuga um resultado estético grandioso com a utilização de materiais muitos acessíveis e de fácil manuseamento.
Uma intervenção em estuques antigos pressupõe um conhecimento muito profundo das técnicas de produção desta técnica decorativa.
A Signinum prepara cada intervenção tendo em conta o estado de conservação do bem em tratamento e o respeito pelos materiais existentes.
MOBILIÁRIO
Uma intervenção em mobiliário tem em conta a utilização que se faz desse móvel: é ele um objeto utilitário que cumpre uma função especifica ou é apenas um objeto decorativo? A intervenção depende do conhecimento desse e de outros fatores. Em ambas as situações o fundamental numa intervenção desta natureza é preservar a antiguidade da peça e garantir a estabilidade da estrutura.
O conhecimento das técnicas antigas de tratamento das madeiras é fundamental para a valorização da peça. A Signinum continua a utilizar as mesmas técnicas de marcenaria com que eram construídos os móveis antigos. Porém, recorre a materiais de ligação mais estáveis e modernos sempre que isso se verifica como uma mais valia para a longevidade ou resistência de um móvel.
KNOWLEDGE BY TOUCH
Comunicar o património utilizando novas tecnologias, novos suportes, faz parte da identidade da Signinum.
Realizamos projetos de conceção, montagem e instalação de equipamentos multimédia. Temos uma equipa de profissionais preparados para a produção de conteúdos. Apresente-nos o seu projecto, descubriremos a melhor forma de o comunicar.
REABILITAÇÃO
A reabilitação de edifícios antigos tem sido uma aposta da Signinum.
As nossas intervenções têm em conta as características dos edifícios, a utilização de materiais e técnicas tradicionais sem nunca descurar os novos materiais e tecnologias que permitam aumentar a durabilidade das intervenções efetuadas. São muitos os trabalhos já realizados. Contacte-nos para conhecer melhor a nossa equipa técnica e os nossos projetos já realizados.
EXAME E ANÁLISE
O Laboratório Signinum é uma estrutura de apoio à conservação e restauro e ao conhecimento do património cultural português.
Em Laboratório realizam-se os exames e análises que permitem um conhecimento exato dos bens culturais. Conhecimento esse, fundamental para uma correta intervenção.
SISTEMAS DE SOM
A Signinum tem ao dispor dos seus parceiros um conjunto de soluções na área do som profissional para espaços culturais e religiosos.
Contate-nos para descobrir os projetos que já realizamos por Portugal Continental e Ilhas. A Signinum dispõe de uma equipa técnica experiente e sempre disponível para encontrar a melhor solução para cada caso.